Você sabe para que serve a Babosa?

Descubra os benefícios medicinais e cosméticos da babosa (Aloe vera), aprenda para que serve, como usar corretamente e quais os cuidados necessários com essa planta poderosa!

SAÚDE FÍSICABABOSAUSOS DA BABOSAPLANTAS MEDICINAISCOSMÉTICO NATURALCUIDADOS COM BABOSA

green Aloe Vera plant
green Aloe Vera plant

A babosa (Aloe Vera), além de ser uma planta muito popular em receitas caseiras de beleza, também tem propriedades medicinais incríveis que vêm sendo utilizadas há séculos. Seu nome científico pode variar — Aloe humilis, Aloe perfoliata, Aloe vulgaris ou Aloe barbadensis — e ela pertence à família das Liliáceas. Popularmente, também é conhecida como erva-babosa ou caraguatá.

Com folhas grossas, suculentas, em forma quase triangular e bordas serrilhadas com pequenos espinhos, a babosa se destaca facilmente. Do centro da planta nasce uma haste que floresce com lindas flores amarelas, parecidas com as angélicas. Seus frutos são ovais e contêm pequenas sementes.

Propriedades medicinais da Babosa

A babosa é rica em benefícios terapêuticos. Suas folhas e, principalmente, o suco que delas se extrai, têm ação emoliente e resolutiva. Quando aplicada topicamente (diretamente sobre a pele), a babosa pode ajudar a tratar:

  • Inflamações

  • Queimaduras

  • Eczemas

  • Erisipela

  • Queda de cabelo

Além disso, a polpa da babosa é conhecida por ser eficaz no combate à oftalmia (aquele incômodo calor nos olhos) e na cicatrização de feridas, atuando como anti-oftálmica e vulnerária.

Outro uso interessante é o de uma parte da folha (sem a cutícula), que pode servir como supositório calmante em casos de retites hemorroidais.

Uso interno: requer cuidado!

Apesar de tantos benefícios, o uso interno da babosa deve ser feito com extremo cuidado. O suco ou o decocto (espécie de chá feito a partir da fervura das folhas) tem ação muito forte e drástica. A dose recomendada é mínima: no máximo meia grama das folhas secas em pó ou uma colher de chá do suco diluída em água.

Importante alerta:
O uso interno da babosa pode causar problemas sérios, como nefrite (inflamação nos rins). Pessoas com tendência a sangramentos, que sofrem de hemorroidas ou mulheres grávidas devem evitar completamente o consumo interno da planta. Nestes casos, o ideal é utilizar apenas de forma externa.

Partes utilizadas da babosa

  • Folhas

  • Polpa

  • Seiva

Conclusão

A babosa é uma planta poderosa e multifuncional, usada tanto na medicina natural quanto na cosmética. No entanto, como tudo que envolve saúde, seu uso — especialmente o interno — deve ser feito com orientação e cautela. Aproveite os benefícios incríveis dessa planta, mas sempre com responsabilidade.

Referências:

BALBACH, Alfons. (1924 - 2017), As plantas curam. São Paulo: Edições Vida Plena, 1995.

Aloe vera: 10 motivos para apostar nas propriedades medicinais da planta
Publicado no UOL VivaBem.

Flor de Babosa (Aloe Vera)
Flor de Babosa (Aloe Vera)